INDEPENDÊNCIA

FAB participa da Semana da Independência com exposições e desfile em Brasília

Exposição das Forças Armadas e o tradicional desfile acontecem na Esplanada dos Ministérios
Publicada em: 04/09/2023 21:13
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Cap Emília

A capital federal mergulha em um clima de celebração e patriotismo durante a Semana da Pátria deste ano, que tem como slogan “Democracia, Soberania e União”. 

De 7 a 10 de setembro, a Força Aérea Brasileira participa, na Esplanada dos Ministérios, da mostra de equipamentos militares e telões interativos para apresentar à população as atividades e os programas estratégicos desenvolvidos pelas Forças Armadas. Entre as atrações disponíveis para o público, estarão expostos os helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk, além da maquete em tamanho real do caça F-39 Gripen.

Ainda, os visitantes terão a oportunidade de saber mais sobre a história do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont, em duas tendas temáticas que apresentarão, entre outros itens, uma réplica da aeronave Demoiselle. Outra grande participação serão os dois simuladores da aeronave A-29 Super Tucano, onde o público poderá sentir a sensação de voar em uma aeronave da FAB. A exposição ficará aberta das 9h às 17h e contará também com uma área "instagramável" e voltada ao público infantil com os mascotes Fabinho e Dumontzinho, além de outras atrações.

Desfile Cívico-Militar

Militares e parte da frota de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) integrarão o Desfile Cívico-Militar da Independência da República, na próxima quinta-feira (07/09). O evento, tradicional em todo o país, tem início previsto para às 9 horas, na Esplanada dos Ministérios.

A FAB apresentará, para toda a população, o desfile da tropa em solo, que será integrado pela Banda de Música da OSFAB, pelo Grupamento de Comando da Tropa da FAB, pelo Grupamento de Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), pelo Grupamento de Aeronavegantes, pelo Grupamento Feminino, pela Companhia de Cerimonial Santos Dumont e pelos Motociclistas. Com isso, haverá o envolvimento de mais de 400 militares da FAB sob a coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).

Haverá, ainda, uma apresentação aérea, composta pelas aeronaves KC-130 Hércules, A-1M, E-99, R-99, KC-390 Millennium e o F-39 Gripen. São vetores aéreos que atuam na defesa e integração do território nacional, por meio das ações de Transporte Aerologístico, Reabastecimento em Voo, Ataque, Reconhecimento Aéreo, Controle e Alarme em Voo, Combate a Incêndio em Voo, Defesa Aérea e Policiamento do Espaço Aéreo.

Em complemento, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, também fará uma apresentação especial nos céus de Brasília.

Exposição no Parque da Cidade

As celebrações pelos 201 anos da Independência do Brasil começaram na sexta-feira (01/09), com a “Exposição da Independência”, no estacionamento Ana Lídia, dentro do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O evento foi destinado ao público em geral e ficou aberto até domingo (03). 

A mostra contou com equipamentos militares, como embarcações, carros de combate, armamentos e aeronaves nos estandes das Forças Armadas. Além disso, os visitantes puderam assistir às apresentações de bandas militares e interagir nas oficinas recreativas  e educativas.

A principal atração da Força Aérea Brasileira (FAB) foi a réplica, em tamanho real, da aeronave de caça F-39 Gripen.  O público pôde conhecer a aeronave de perto, além de conversar com os pilotos, que estavam disponíveis para responder perguntas e explicar o seu funcionamento. Também estiveram presentes no evento  os mascotes Fabinho e Dumontzinho. 

Para o Bibliotecário Warley Luis Vasconcelos Gomes, a Exposição da Independência é um evento cultural significativo, que nos conecta com a história do país. “Estive aqui ano passado e esse tipo de evento cria uma experiência que nos permite entender melhor o trabalho das Forças Armadas. Poder conhecer uma aeronave de caça de perto é muito curioso e gratificante”, disse.

Na tarde de sábado o público também conferiu uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Área Brasileira (OSFAB).  O repertório incluiu canções militares, músicas clássicas e canções populares brasileiras. 

Texto: Tenentes Wanessa Liz e Scarlet

Fotos: CECOMSAER